Os quebra-molas são redutores de velocidade que podem causar sérios problemas no seu carro quando são ultrapassados incorretamente: o primeiro deles é amassar o cárter do motor (reservatório de óleo que fica na parte de baixo do motor) e causar uma trinca que pode até gerar um vazamento do lubrificante, e como consequência extrema, fundir o motor.

Os quebra-molas têm como padrão a altura máxima de 8cm e 10 cm. Baseando-se nisso, se você passar devagar, não será necessário colocar o carro na diagonal, desde que seu carro esteja com a altura original e a lombada dentro das dimensões padronizadas. Ou seja, passar em diagonal na lombar não é a melhor opção, reduzindo a velocidade do veículo já é o suficiente.

Mas se mesmo assim você é daqueles que insiste em passar na diagonal para não correr o risco de raspar a parte de baixo do carro, saiba que você estará exigindo um esforço que tende a torcer a estrutura do seu carro. Vez ou outra, não haverá problema de passar atravessado. Passar na diagonal todos os dias poderá causar danos a suspensão a longo prazo.

Listamos abaixo alguns dos problemas que podem ocorrer com seu veículo, caso você passe com frequência na diagonal pelo quebra-mola.

  1. Seu carro pode perder o Alinhamento, ficar torto ou até mesmo romper a solda da carroceria
  2. Pode ocorrer problemas com a suspensão, danificar o escapamento e os batentes do amortecedor
  3. Se o seu veículo já for mais antigo, pode ocorrer de quebrar as molas da suspensão dianteira.
  4. Para aqueles que gostam de passar pelo quebra-mola correndo, os coxins do motor e o câmbio também sofrem muito.

Apesar de ser um conselho bastante comum entre os motoristas habituais, passar na diagonal para evitar danos ao carro como falamos acima não passa apenas de um mito. De acordo com profissionais do ramo automobilístico, passar na diagonal pode até prejudicar em várias coisas no seu veículo como listamos. Lembre-se: passar na diagonal não é a melhor opção para salvar seu veículo.