Se você deseja adquirir um veículo para utilizar com muita frequência, mas pretende gastar pouco combustível, um carro com um motor a diesel apresenta mais de 30% de eficácia de combustível em comparação com aqueles que trabalham a gasolina e isso é um dado muito importante que pode influenciar a decisão na hora da compra de um veículo. Porém, antes de investir na compra de um carro a diesel, é importante conhecer alguns dos problemas mais comuns que podem afetar este tipo de veículo.

No post de hoje, vamos lhe mostrar os principais problemas que podem ocorrer com o veículo movido a diesel. Confira o conteúdo a seguir.

1 – É MAIS ECONÔMICO

As principais vantagens de se ter um motor á diesel é o baixo consumo de combustível e a capacidade para acelerações mais fortes. Para carros, isso significa mais esportividade com baixo consumo de combustível. O diesel também tem emissões menores de gases de efeito estufa, se comparados com os motores a gasolina.

2 – TEM UM PREÇO MAIS ALTO

Os carros com motores a diesel têm tendência a ser mais caros que os demais. No entanto, este é um investimento que poderá ter retorno a longo prazo, graças à economia de combustível. Por outro lado, são veículos mais robustos e com maior conteúdo tecnológico e, por isso, custam mais caro. Um exemplos no Brasil são as picapes, nas versões a diesel são as mais caras, porém mais econômicas.

3 – É NECESSÁRIO TROCA REGULAR DE ÓLEO

Nos carros a diesel, é necessário fazer a mudança do óleo com regularidade para que todas as peças do veículo funcione perfeitamente. Não fazendo a troca, o óleo pode fica contaminado com pequenas partículas de pó ou fuligem e isso pode colocar em risco a vida útil do motor e de todos os seus componentes. Também se deve verificar o estado em que o filtro do óleo se encontra e substituí-lo caso tenha necessidade. Ambos devem ser mudados segundo as recomendações do fabricante para que se tenha uma maior vida útil do seu veículo.

4 – OS VEÍCULOS VIBRAM MAIS

A vibração é uma característica que se é comum nos veículos a diesel. Mas existem medidas para que se possa contornar isso, no motor, por exemplo é por meio de calibragens especiais, já no corpo do carro, é por meio da aplicação de materiais abafadores e isolantes. Mas é importante lembrar que isso não é um fator em que se deve preocupar.

5 – POLUEM MENOS

Os carros a diesel são mais modernos e possuem catalisadores e filtros e, por isso, suas emissões de poluentes são praticamente zero. Os veículos que mais poluem hoje são os antigos, pois, não possuem catalisadores ou filtros ou são mal conservados.

6 – O DISEL É MAIS GRUDENTO

O diesel é muito mais viscoso, grosso e oleoso do que a gasolina e é muito difícil de ser removido quando entra em contato com as mãos e com a roupa. Quando derramado sobre qualquer peça do automóvel, é necessário fazer a limpeza imediatamente, caso contrário, pode entrar todo o tipo de pó e sujeiras no motor, o que é prejudicial para o seu funcionamento.

7 – EVITE MARCHA LENTA

Para evitar futuros problemas com a manutenção de carros a diesel, é recomendado que evite utilizar com frequência a marcha lenta, pois ela é responsável por aumentar não só a poluição, mas também o consumo de desperdício. Além disso, ela traz menos vida útil ao motor.